Criação do Observatório para o Desenvolvimento Estratégico da Região de Leiria

Os membros do CIGS Ana Sargento (coordenadora executiva), Ana Sofia Lopes e Eduarda Fernandes (membros associados) integram a equipa técnica responsável pela criação e manutenção do Observatório para o Desenvolvimento Estratégico da Região de Leiria (ODER), promovido pela NERLEI – Associação Empresarial de Leiria, no âmbito do projeto Leiria Região de Excelência.

O ODER é uma estrutura cuja missão consiste em monitorizar o estado e evolução de vários indicadores de natureza económico-social, determinantes para o desenvolvimento da Região de Leiria, possibilitando o acesso a vários indicadores provenientes de fontes diversas, que se julgam fundamentais para a tomada de decisão estratégica por parte de diferentes grupos-alvo, nomeadamente, o próprio IPL, empresas, municípios, associações e população em geral. Os principais objetivos do ODER consistem em:

• Disponibilizar informação estatística, recolhida de fontes estatísticas oficiais, atualizada anualmente, permitindo aos utilizadores em geral (empresários, instituições de caracter económico e social, investidores, sociedade civil, estudantes, etc) aceder de forma simples e intuitiva a essa informação.

• Analisar periodicamente a informação recolhida e disponibilizada, com vista a determinar os principais pontos fortes e fracos da Região e monitorizar a sua evolução.

• Elaborar estudos temáticos com base na informação recolhida e disponibilizada.

A face mais visível dos resultados deste projeto – a base de dados de consulta pública – encontra-se disponível em http://observatorio.nerlei.pt/.

A apresentação oficial do ODER decorreu no dia 28 de março de 2014.

Notícias:

http://www.regiaodeleiria.pt/blog/2014/04/19/copo-%C2%BD-cheio-leiria-aqui/