Eventos Realizados

 

     Gecamb 2014                    www.gecamb.ipleiria.pt
Nos dias 6 e 7 de Novembro de 2014 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria a teve lugar 6ª edição da conferência GECAMB, cuja organização local se encontra sob responsabilidade do CIGS.
A GECAMB 2014 é uma conferência CSEAR (Centre for Social and Environmental Accounting Research) portuguesa, apresentando, por isso, várias semelhanças com a CSEAR UK Summer School, que se realiza todos os anos na St Andrews University, Scotland. É sobretudo no que respeita ao espírito e objectivos da conferência que essa similitude se traduz. A GECAMB 2014 pretende ser uma reunião informal de investigadores, docentes, alunos, entidades governamentais e não-governamentais, enfim, todos aqueles que se interessem por questões ligadas à gestão e contabilidade social, ambiental, desenvolvimento sustentável, quer em termos teóricos quer em termos práticos. A partilha de conhecimentos nos domínios dos instrumentos, políticas e estratégias emergentes com vista ao desenvolvimento sustentável, com um forte pendor de interdisciplinaridade nas áreas da contabilidade, economia, planeamento e gestão ambiental é um dos objectivos principais. Fomentar a discussão e reflexão crítica sobre todas estas temáticas, num ambiente construtivo e relaxado é outro objectivo principal.
   XVI Encontro AECA              www.xviaeca.ipleiria.pt
 Nos dias 25 e 26 de setembro de 2014 decorreu, na ESTG do Instituto Politécnico de Leiria, o XVI Encontro da AECA (Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas), organizado em conjunto com o CIGS (Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade) do Instituto Politécnico de Leiria. Em 2014, o tema foi: “Recuperação económica: confiança e investimento na Europa”.A crise económica em que o mundo mergulhou na última década colocou em evidência as fragilidades estruturais das economias a nível mundial. Em particular, nos países da Zona Euro, a crise veio expor as dificuldades de reconciliação de diferentes lógicas de atuação (macro e micro económicas). Instituições e organizações, apesar de divergentes nos meios de ação, colocam-se em sintonia quanto aos objetivos a alcançar: sustentabilidade económica, investimento, emprego, desenvolvimento e qualidade de vida para a sociedade.Repensar a saída da crise implica repensar os determinantes que sustentam a confiança dos que ainda mantêm vivo o espírito de empreendedorismo na Europa, aprender com as experiências dos investidores mais resilientes e compreender as dificuldades dos mais adversos ao risco de investimento. Partindo de diferentes abordagens e posições, é possível, e mesmo indispensável que se repense o caminho para a restruturação e recuperação económica na Europa.Com o XVI Encontro AECA pretendeu-se fomentar a partilha interdisciplinar de conhecimentos e experiências que ajudem à reconstrução da confiança na Europa e que permitam às organizações trilharem os caminhos da recuperação económica.
 XXIV Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica
Durante os dias 6, 7 e 8 de fevereiro de 2014, decorreram na ESTG – Instituto Politécnico de Leiria – as XXIV JORNADAS LUSO-ESPANHOLAS DE GESTÃO CIENTÍFICA.
Este evento científico, amplamente reconhecido pelos académicos que desenvolvem a sua investigação na área da Gestão, tem periodicidade anual e é, desde a sua primeira edição, realizado alternadamente em Portugal e Espanha, exercendo por isso um papel importante na partilha de conhecimento científico e aproximação entre os dois países.
A organização da edição de 2014 foi da responsabilidade do CIGS (Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade – IPLeiria) juntamente com a ESTG. O lema escolhido – “O Contributo da Gestão para a Sustentabilidade das Organizações e da Sociedade” – insere-se no objetivo nuclear do CIGS: contribuir para a investigação em Gestão, com enfoque na sustentabilidade.
O evento envolveu a participação de mais de 300 investigadores provenientes maioritariamente de Espanha, Portugal e Brasil, estando envolvidos um total de 613 autores de comunicações envolvidos no evento. As sessões de trabalho (consistindo na apresentação e discussão de artigos científicos previamente avaliados pela comissão científica) decorreram nos dias 6 e 7 de fevereiro. O dia 8 de fevereiro, sábado, foi preenchido com um programa social, com o qual se proporcionou aos participantes uma visita aos principais atrativos turísticos da nossa região.
Conferência “Express your voice – Challenges and benefits of future EU enlargments”
O Centro de Investigação em Políticas e Sistemas Educativos (CIPSE) em colaboração com o  Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade (CIGS), ambos do Instituto Politécnico de Leiria, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral (CIMPL), a NERLEI (Associação empresarial da região de Leiria) e a Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) organizou no dia 26 de novembro de 2012 a conferência Express your voice – Challenges and benefits of future EU enlargments integrada no âmbito do projeto: “Education and awareness-raising – the key to understand EU enlargement process” coordenada pela University of Economy in Bydgoszcz (Polónia).
Gecamb 2012                   
A Vth conferência Gecamb decorreu nos dia 25 e 26 de outubro em Coimbra numa co-organização da ESTG-IPleiria e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Contou com cerca de 50 participantes, na sua maioria portugueses e brasileiros, e a apresentação de 35 comunicações.  Num ambiente de entreajuda foram abordados, sob diferentes perspectivas, os temas: ambiente, responsabilidade social, sustentabilidade e contabilidade ambiental e social. Da comissão organizadora desta conferência fazem parte Liliana Pimentel, Teresa Eugénio e Natália Canadas.
12º WORKSHOP da APDR – Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional: modelos de Input-Output 
Teve lugar no dia 15 de Fevereiro de 2012, na ESTG, o 12º WORKSHOP da APDR – Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, subordinado ao tema Modelos Input-Output, e organizado em parceria pelo CIGS e pela APDR. Este encontro científico visava a divulgação e discussão trabalhos de investigação científica ou relacionados com a prática profissional, associados à aplicação da análise input-output ou metodologias afins. O evento contou com a presença de mais de 40 participantes, nacionais e estrangeiros, entre os quais os oradores principais convidados para o evento: Professor Geoffrey Hewings (University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA) e o Professor M. Alejandro Cardenete (Comissão Europeia (IPTS-JRC) & Universidade Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha).
Workshop “Consumir Português”
O tema «Como consumir português?» foi o mote de um workshop que decorreu a 12 de Julho de 2011 na ESTG.  Tratou-se de uma iniciativa integrada no projecto Responsabilidade Social das Organizações – ADN da Estratégia Empresarial”.  Entre os convidados contou-se com individualidades de renome nacional que acolheram prontamente ao convite formulado com vista a propor ações concretas que ajudem a consumir marcas portuguesas, a optar por fornecedores nacionais e a promover práticas concorrenciais justas e éticas. O painel foi constituído por D. António Marto (Bispo Leiria-Fátima), Luís Reis (Grupo Sonae e Presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição), Basílio Horta (Deputado e anterior Presidente da AICEP), Susana Costa (Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça), Alzira Marques (docente do IPL no Departamento de Economia e Gestão) e Helena Vasconcelos (médica, enquanto consumidora). O debate entre estas personalidades decorreu à porta fechada, seguindo uma metodologia de geração de ideias: Técnica de Grupo Nominal, ou seja, realizado à porta fechada. Procurou-se valorizar o cruzamento de propostas e sensibilidades distintas, oriundas de empresas, meio académico, Estado e sociedade civil. O objectivo foi promover a ligação entre a reflexão e a ação, entre estratégias de responsabilidade social e a realidade do tecido empresarial português, levando em conta os desafios da sustentabilidade nas suas várias dimensões, sociais, económicas e ambientais.
Workshop “Criação e Gestão de Marcas”
A 1 de Abril de 2011realizou-se o workshop «Criação e Gestão de Marcas». Tratou-se de uma iniciativa no contexto da parceria entre o CIGS e a UNIVATES, que visa aproximar os domínios de investigação entre as áreas da responsabilidade social empresarial e das marcas. Estiveram presentes cerca de uma centena de participantes e contou com a presença de convidados oriundos do Brasil e de docentes da ESTG.